Lidar com um pai que trabalha em casa

Qualquer pai que tenha tentado focar-se na  tarefa  , ao mesmo tempo que cuida das crianças, sabe o quão desafiante pode ser. Para muitos que trabalham a partir de casa, os pais este desafio faz parte do seu dia-a-dia.

negócio, iniciar um negócio, negócios domésticos, negócios de internet, trabalhar a partir de casa, trabalhar em casa, e-commerce, e-mail, e-mail, negócios online

A menos que seja independentemente rico ou tenha um cônjuge muito bem sucedido, então todos os pais devem enfrentar uma decisão importante – quer trabalhe fora de casa ou trabalhe a partir de casa.

Muitas pessoas escolhem a opção tradicional de trabalhar fora de casa e encontram-se a passar demasiado tempo longe dos seus filhos, bem como a tentar conciliar os problemas de jardim de infância e de saúde,  ao mesmo tempo que tentam prosperar na sua profissão escolhida.

Outros pais escolhem um caminho menos tradicional de trabalhar a partir de casa. Apesar de não estarem expostos a problemas com o jardim de infância ou doenças infantis, lutam com um problema diferente de equilibrar o horário de trabalho em casa e em casa.

Qualquer pai que tenha tentado focar-se na  tarefa  , ao mesmo tempo que cuida das crianças, sabe o quão desafiante pode ser. Para muitos que trabalham a partir de casa, os pais este desafio faz parte do seu dia-a-dia.

Então, como é que os pais que trabalham em casa encontram o equilíbrio certo que lhes permite ser trabalhadores produtivos  , ao mesmo tempo que são bons cuidadores primários?

A primeira coisa a fazer é criar uma lista de prioridades para as tarefas que pretende realizar numa semana. É melhor planear de forma conservadora durante uma semana porque, por vezes, eventos inesperados aqui e ali podem descarrilar o dia mesmo nas casas mais bem geridas.

Agora volte para a lista e destaque itens que precisam da sua concentração total. Por exemplo, algo que não se pode fazer quando se remonta o transformador.

O teu próximo passo será trabalhar em dois horários. O primeiro cobrirá o dia do seu filho. Acho que não tens de planear a cada minuto, mas talvez dar um esboço geral em pedaços de meia hora. Tente encontrar um equilíbrio entre atividades que envolvam parentalidade de alto nível e parentalidade de baixo nível.

Por exemplo, quando o meu filho acorda pela primeira vez,  não tem fome e não quer muito de mim. Está feliz por ver televisão enquanto acorda. Este é um tempo de paternidade de baixo nível como eu estou por perto, mas como ele não requer muito de mim, então estou livre para trabalhar.

Depois de ele estar completamente acordado, vamos mudar para uma paternidade elevada. Neste momento, costumo passar algum tempo a interagir com ele, talvez a ajudá-lo a montar material de arte ou a desenhar o seu conjunto de comboios.

Uma vez totalmente envolvido na minha atividade, então tenho um pequeno período de tempo para me concentrar nos meus próprios projetos. Ele pode divertir-se, mas gosta de partilhar os seus jogos e projetos de arte comigo, por isso, enquanto posso trabalhar, não posso fazer nada que exija um alto nível de concentração.

Então é hora de voltar a ser pai a um nível elevado enquanto preparamos o almoço e depois passamos algum tempo a ler. Quando o meu filho era mais novo, levava-me a dormir e eu podia ter tido uma ou duas horas de trabalho de primeira. No entanto, raramente dorme agora. Lutámos com este termo recém-aberto durante algum tempo , mas decidi que precisava de algum tempo livre, precisávamos de descansar, e demorei algum tempo a fazer o trabalho sério. O nosso novo plano envolve passar uma hora tranquila no quarto. Coloquei um CD (de preferência um com pelo menos 60 minutos de duração) e posso divertir-se tranquilamente como ela escolher no seu quarto. Sabe ler ou brincar, mas tem de ficar calado. Alguns dias terminam em sono, e outros só desfrutamos de uma pequena pausa um do outro.

Depois desta pausa, volto a entrar em modo parental a um nível elevado. Vamos jogar um jogo, dar um passeio ou visitar o parque. No verão, este é o momento em que vamos à piscina comunitária. O meu filho entende que desta vez é a recompensa dele por me deixar trabalhar mais cedo e esta é a minha maneira de  lhe dizer que é importante para mim.

Algumas noites vou ter um pouco mais de tempo para trabalhar depois de termos uma pequena discussão com a família. O meu marido vai passar algum tempo a sós com o nosso filho e cuidar do banho e de outros preparativos para a boa noite. Costumo acabar a tempo de tratar da história de aconchegar-me e boa noite.

Aos fins-de-semana, o meu marido costuma arranjar algumas horas, seja num sábado ou num domingo, quando ele é o principal responsável pela creche, para que eu possa trabalhar também.

Desta forma, consigo gerir um negócio online rentável  , ao mesmo tempo que servia como cuidador principal do meu filho do pré-escolar. Não faço o equivalente a uma semana de trabalho de 40 horas, mas concentrando-me em realizar pequenas tarefas durante o dia, consigo cumprir todas as minhas prioridades e depois algumas.

Também quero partilhar algumas dicas adicionais sobre o equilíbrio entre trabalho e família em casa.

~ Ensine o seu filho a ser independente. O meu filho pode vestir-se e até preparar os seus próprios petiscos. Ele pode não estar a usar as roupas que eu escolheria, mas depois poupou-me tempo e quem mais o vai ver a usar aquele conjunto estranho? Facilito-lhe a produção de frutas, garrafas de água, caixas de sumo, queijo e bolachas, para que quando estiver com fome possa servir-se (embora possa trazer-me uma caixa de sumo para inserir palha ou embalagem para abrir). Não me preocupo com o que come e conhece as regras sobre migalhas e confusão. O meu escritório é ao lado da cozinha para que eu possa observar e intervir se necessário.

~ Ensine o seu filho a ser responsável. Põe o teu filho encarregue de pegar nos brinquedos dele e guardá-los. Não só vai facilitar a sua vida mais tarde quando precisar de cuidar das tarefas domésticas , como pode dar-lhe algum tempo para fazer o trabalho.

~ Desa estale a data de reprodução. Aprendi que jogar encontros é uma combinação vencedora para mim como pai a trabalhar em casa. Na verdade, é mais fácil entreter duas crianças de 4 anos porque tendem a entreter-se e quando é hora de ripostar, tenho horas de folga para me concentrar no meu trabalho.

~ Veja as atividades comunitárias. A sua biblioteca oferece aulas de história para crianças? Isto oferece-me a oportunidade de explorar na biblioteca, tomar notas para os próximos projetos ou até mesmo entrar na Internet. O meu filho gosta de visitar a biblioteca e normalmente vamos mais um dia da semana e ele vai brincar, trabalhar em puzzles e ver livros enquanto eu posso fazer algum trabalho aqui perto.  Da mesma forma, podem levar um portátil ou um caderno para o parque enquanto brinca no recreio. Até aprendi a trabalhar numa sala de jogos do McDonald’s local.

Finalmente, tu e a tua família terão de aprender a ter paciência e compreensão. Tens de compreender que o teu trabalho terá de ser realizado em pequenos pedaços. O seu filho tem de aprender isto, embora seja a sua prioridade máxima, isto não significa que a sua súbita necessidade de sumo tenha precedência sobre tudo o resto. Toda a sua família precisa de aprender que o trabalho doméstico é o terceiro da lista de prioridades e que se toda a família tiver contribuído para a confusão, então toda a família pode contribuir para a limpeza.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.